top of page

Naturalista polonês terá "memorial" com espaço reconhecido de preservação


Tadeusz Chrostowski, um naturalista polonês foi enterrado no Parque Nacional do Iguaçu e é considerado patrono da Ornitologia Paranaense.Eventos serão em Matelândia e no Parque das Aves.



Eventos:

Depois de meses de pesquisas e trabalho envolvendo diversos profissionais, especialmente o professor Maurício Dezordi (de Matelândia) será inaugurado amanhã (21), às 9h, o monumento feito no local do sepultamento do pesquisador polonês, em Matelândia. Além disso, às 15h, amanhã tbm, será inaugurado dentro do Parque das Aves, um busto em homenagem a Tadeusz Chorstowski.


Portanto, esta terça-feira (21), entrará para a história da nossa região como uma data de reconhecimento de uma grande personalidade científica que esteve entre nós.



Parque das Aves

Busto de Tadeusz Chrostowski, patrono da ornitologia paranaense, vai ser inaugurado em 21 de novembro no Parque das Aves

Ato de inauguração contará com a cônsul-geral da Polônia em Curitiba e diversas autoridades polonesas, além da diretoria do Parque das Aves


Na terça-feira, 21 de novembro, às 15 horas, no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, será realizada uma solenidade de inauguração do busto de Tadeusz Chrostowski, patrono da ornitologia paranaense. A homenagem, instalada na trilha do atrativo, foi um convite do Consulado Geral da Polônia em Curitiba, para que mais pessoas pudessem conhecer a grande contribuição do naturalista para a avifauna paranaense. O evento no Parque das Aves encerra as homenagens ao polonês, iniciadas às 9h, no Parque Nacional do Iguaçu, com a inauguração do memorial que também valoriza as descobertas do ornitólogo para a região.


"Ficamos muito honrados com o convite do Consulado em escolher o Parque das Aves para abrigar o busto do patrono da ornitologia paranaense, ramo das ciências que estuda as aves. Inclusive, Tadeusz fez registros da pararu-espelho (Paragraclavis geoffroyi), símbolo do trabalho do Parque das Aves com conservação de aves da Mata Atlântica", comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.


A solenidade contará com a presença da diretoria do Parque das Aves, composta por Paloma Bosso, diretora técnica; Soraya Penzin, diretora institucional; Luciana Limanski, diretora financeira; Cícero Lucas, diretor de infraestrutura; e Anna Croukamp, fundadora do Parque das Aves. Além disso, estará presente o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jose Ulisses dos Santos, e os ornitólogos Fernando Straube e Pedro Scherer Neto, além de diversas autoridades polonesas: Marta Olkowska, cônsul-geral da Polônia em Curitiba; Paulo Kochanny, também do Consulado Geral da Polônia; Zbigniew Ciosek, diretor do Departamento de Comunidades Polonesas do Ministério das Relações Exteriores da Polônia; Małgorzata Michalczyk e Justyna Kazana – Dobrzeniecka, do ambos do Departamento de Comunidades Polonesas do Ministério das Relações Exteriores da Polônia; Tomasz Mazgajski, diretor do Instituto de Zoologia da Academia Polonesa de Ciências - instituição que enviou Tadeusz Chrostowski ao Brasil para as missões científicas e Padre Andre Wojteczek, Provincial da Congregação Sociedade de Cristo e pároco em Quedas do Iguaçu.


História: Naturalista apaixonado por aves

Tadeusz Chrostowski nasceu na Polônia em 25 de outubro de 1878 e é considerado o pioneiro da ornitologia paranaense devido às suas pesquisas no estado, realizadas entre 1910 e 1923. Algumas das aves que ele catalogou eram até então desconhecidas pelos cientistas da época.


O ornitólogo morreu aos 44 anos de malária e foi sepultado em 4 de abril de 1923 em Pinheirinho, que hoje faz parte do Parque Nacional do Iguaçu, na região de Matelândia. Esse local vai abrigar um monumento, a ser inaugurado na terça-feira, 21 de novembro, localizado onde o túmulo do ornitólogo foi encontrado pelo historiador Maurício Dezordi.


Com assessoria Parque das Aves

Comments


bottom of page