top of page

Agroflorestas: uma agricultura mais sustentável

Os sistemas agroflorestais SAFs fornecem proteção eficaz contra a erosão do solo, preservam recursos ambientais e limitam o impacto ambiental e a perda econômica



Os sistemas agroflorestais – ou SAFs – são modelos de produção que associam árvores a culturas agrícolas e, por vezes, também a animais, de forma simultânea ou sequencial.


O conceito de agrofloresta – ou Sistema Agroflorestal (SAF) – esta interligado e tem como base os princípios da permacultura e a intenção de se produzir alimentos e combustíveis ao mesmo tempo em que protege a biodiversidade e mostra que é possível. Portanto, combate a degradação ambiental e reduz os efeitos das mudanças climáticas, permitindo o uso multifuncional da terra sem degradar a mesma. O método permite três abordagens básicas, que mesclam árvores e plantas nativas, cultura e criação de animais.


Podemos dizer que o SAF se baseia em técnicas ancestrais de produção de alimentos, têm potencial de produtividade muito superior aos sistemas tradicionais (sem árvores), pois a competição por recursos (luz, água e nutrientes do solo, por exemplo) varia com relação a cada espécie. O sistema agroflorestal utiliza o tripé da sustentabilidade como alicerces, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais.


Saiba mais aqui

Comments


bottom of page